domingo, 24 de julho de 2016

Pele oleosa


A definição de pele oleosa é relativamente fácil : uma pele que tem um aspecto brilhante e oleoso devido a ação da seborréia.
Isto vem acompanhado em geral por uma hiperseborréia do couro cabeludo. A textura de peles oleósas é um pouco grosseira com orifícios dos folículos pilosos (pêlos) dilatados, secreções sebáceas e sudoríparas abundantes; superfície cutânea untuosa e mida.
As consequencias ultrapassam largamente o simples ponto de vista estético, já que o excesso de sebum muitas vezes conduz a uma hiperqueratinização, que leva a formação de microcravos pela oclusão do orifcio pilossebáceo. Estes microcravos são um dos locais preferidos para um desenvolvimento acelerado da flora bacteriana, cujos vermes liberam lipases, que são as enzimas, que dirigem os triglicerdios, transformando-os prematuramente em ácidos graxos livres, formadores de reações inflamatórias.
Fatores externos que deixam a pele oleosa
A pele oleosa pode ter origem genética, mas, frequentemente, essa condição se deve a uma conjunção de fatores externos: cuidados prolongados com produtos não apropriados, alimentação gordurosa demais e com muito açúcar, ambiente poluído, calor ambiente muito alto…
Tudo isso acelera a secreção sebácea.

Tonificação
Um complemento importantíssimo da limpeza das peles oleosas.
Pois, só com água, sabonete ou loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele. Além disso os produtos com que é feita a limpeza são ligeiramente alcalinos. Portanto a loção tônica auxilia a equilibrar o PH da pele.
A loção deve ter baixo teor alcoólico. Sabe-se que o álcool é um excelente adstringente, mas tão rapidamente quanto o excesso de sebum é dissolvido , ele reaparece.
O melhor a fazer é empregar loções a base de princípios ativos naturais, que fecham os poros da pele sem agredi-la, como por exemplo, Hamamlis e Mentha Longifolia.Hidratao
Nosso corpo tem 70% de água, sendo 13% distribudo na pele.
Mas como o tempo, a ação dos sabonetes, do frio, do sol, da alimentação pobre em líquidos, da poluição e do envelhecimento, faz essa porcentagem cair para 7%.
Para evitar que a pele fique ressecada, flcida e com rugas precoces necessário abusar dos alimentos ricos em gua, e usar um bom hidratante. Ele faz o papel do manto hidrolipídico, formando uma película úmida.
As peles oleosas, como aliás, todos os tipos de pele, precisam desta proteção extra.
Mas, deve-se evitar os hidratantes gordurosos, com óleos ou cremes à base de óleos.
Os gis so as “vedetes” da cosmética. Seu sucesso é justificado pelo seu aspecto agradvel: transparência, brilho, nitidez, performance.
Sua cor, em geral discreta, lembra a das pedras preciosas e evoca pureza.
So agradáveis ao toque sem serem pegajosos e tornam a pele surpreendentemente acetinada.
A forma gel permite acondicionar de maneira geniosa e cômoda cosmticos ricos em princpios ativos com diferentes funes: emoliente, estabilizador celular, protetor de tecidos, refrescante e adstringente.
Como por exemplo: Calndula, Hamamlis, Hidroviton, Lipossomas e Proteo Solar
À medida que as pesquisas acerca dos efeitos deletrios da radiação ultra-violeta do sol na pele tornam-se mais conclusivas, maior a preocupação dos cientistas cosmetológicos em desenvolver produtos fotoprotetores cada vez mais eficazes, seguros e de baixa toxidade. Sabe-se que os danos solares na pele compreendem desde efeitos curto prazo, como o desenvolvimento de reaes inflamatrias do tipo eritema / edema, at consequncias cumulativas tardias como o envelhecimento precoce e o cncer de pele. Estes efeitos mais graves, que se deve tanto a radiação UVB, quanto ao respectivo UVA, esto relacionados a alteraes na microcirculao, perda de tônus, ocorrência de elastose e atipia epidrmica, diplasias, etc… . E há evidências clínicas de que ocorram lesões inclusive ao nível do DNA. Diante destes sérios riscos, fica claro que o uso dirio de produtos fotoprotetores 

3 comentários:

  1. Amei esse post,muito útil para mim e minha pele oleosa kkk

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, eu sofro com oleosidade na pele e esse post foi de grande utilidade.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Oi, sabe eu tinha esse problema e muitas espinhas minha dermatologista na época me receitou o EPIDAC sabonete liquido para oleosidade e limpeza(usava duas vezes ao dia a noite antes de dormir e de manhã ao acordar). Depois que fiz o tratamento parei de usar(ela falou que podia continuar a usar para manter a pele limpa). Recentemente uns 2 meses minha pele voltou a ficar oleosa e comprei para usar novamente, só que só posso usar 3 vezes por semana pois minha pele fica ressecada. Adorei seu post é de utilidade publica.
    Beijos
    http://eu-resenho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir